Thursday, April 28, 2011

Entrevista com Prof. Oak Rankin

Por Ramila Macedo e Silvia Euzébio
J.P.  Você se inscreveu para participar do programa fullbright. Como ocorreu a seleção na qual você foi escolhido?
Oak Rankin. Para se candidatar ao programa Fulbright ETA eu escrevi dois ensaios, apresentei três cartas de recomendação e respondi a um questionário. Os pedidos são analisados ​​e selecionados pela Comissão do Fulbright nos Estados Unidos. As aplicações recomendadas são então repassadas ​​para revisão adicional pelo J. William Fulbrigh tConselho de Bolsas de Estudo internacionais, os EUA e o Departamento de Estado. Eu estava sendo analisado por todas as comissões, assim, fui premiado para ser um Assistente dos professores de Língua Inglesa na UFT.
J.P.  Qual a sua motivação para participar do programa? É a 1ª vez no Brasil?   

O.R. Eu desejava participar do Programa Fulbright porque eu queria voltar ao Brasil. Minha primeira vez no Brasi lfoi em 2004, eu fiquei no Estado do Pará e do Amazonas por três meses. Durante esse tempo, eu vim para desfrutar da cultura e música brasileira. Os programas da Fulbright são excelentes oportunidades para aprender através da educação sobre outra cultura enquanto compartilha sua própria cultura. Estou ansioso para aprender e participar da rica cultura que Araguaína tem para oferecer.

J.P.  Quais foram as principais dificuldades que você enfrentou ao chegar em Araguaína?
O.R. Após minha chegada, a principal dificuldade que tenho enfrentado é me acostumar com o clima. Araguaína tem um clima quente e úmido. É difícil estar fora de casa ao meio do dia. Se eu tinha tempo livre nos EUA, eu normalmente escalava montanhas ao ar livre. Estou aprendendo a lidar com o calor de Araguaína e não estou ficando totalmente ativo durante o dia.
J.P.    O que você espera desse programa em relação aos objetivos específicos traçados pela coordenação do projeto?
O.R. O Programa Fulbright está em seu primeiro ano na UFT. Espero que seja uma fase inicial onde estamos tentando descobrir como ele pode ser mais eficaz para alunos e professores. Espero que o programa seja eficaz em ajudar os alunos na apreensão do Inglês, mas eu imagino que com os anos consecutivos, o programa seja mais influente e torne-se mais estabelecido.
J.P.    O que você achou sobre a UFT? Você está gostando de estar aqui?
O.R. A UFT é uma instituição nova, que ainda está descobrindo como ser uma Universidade. É emocionante ver a formação e construção de uma nova universidade. Onde a liderança está tentando equilibrar as necessidades dos alunos presentes durante o planejamento para as necessidades dos futuros alunos. Fico feliz que o departamento de Letras tenha a motivação e visão para se candidatar ao programa Fulbright, apesar de ser um departamento relativamente novo. Eu estou adorando os professores e alunos da UFT, e estou ansioso para as oficinas.
J.P.  O que você espera das oficinas de inglês na qual você irá participar?    
O.R. Espero que as oficinas sirvam para inserir um meio de aprendizagem cultural, que promove e incentiva os estudantes na UFT para aprender Inglês. Estou esperando que haja alguns redutores de velocidade inicial (como existem em todos os novos programas). No entanto, estou pensando em trabalhar com a equipe de professores do departamento de Letras para fazer das oficinas um sucesso para os alunos participantes, para a UFT e para o programa Fulbright.
Queremos Agradecer ao Oak e a Professora Valéria pela disponibilidade de nos atender e responder aos nossos questionamentos e com certeza a parceria Capes/Fulbright será o pontapé inicial para a transformação e melhoria significativa da aquisição de Língua Estrangeira em nosso curso.
* * *

2 comments:

  1. É muito difícil nos adaptarmos com climas diferentes do que se está acostumado e a cultura também, mas com o tempo melhora, nós estudantes da UFT e acredito que os professores também faremos o possível para que o Oak se sinta bem aqui em Araguaína.

    ReplyDelete
  2. Welcome Oak!

    Sinta-se à vontade para aprender e nos ensinar saberes interculturais!!

    See you...

    ReplyDelete

What do you think about it?
Share with us your opinion...